segunda-feira, 1 de abril de 2013

Cronograma Capilar

Oi meus amores, tudo bem com vocês???

Nossa quanta saudades nesse meu coraçãozinho, mas saibam que sempre que pudi dei um pulinho no canto de vocês, mesmo sem poder comentar...

Enfim, voltei, infelizmente nessa minha volta a frequência de posts não será tão alta quanto eu gostaria, mas sempre que der eu estarei aqui com vocês, e podem ter certeza que mesmo de longe estarei acompanhando as suas trajetórias.

Bom gente, hoje vim falar de um assunto que muitas meninas ADORAM: Cabelos!!!



Sim, perdemos alguns, ganhamos outros tantos (viva Pantogar e cia ltda!!), e eu aprendi a como cuidar desses queridos, espero que ajudem a vocês tanto quanto me ajudou.

Não sei se alguém aqui já ouviu falar do Cronograma Capilar, mas é um tratamento que literalmente salvou os meus fios depois do estrago de uma descoloração com produtos ruins.

É o seguinte, ao contrário do que muita gente pensa (eu inclusive já pensei assim),  nem todo "banho de creme" é uma hidratação, existem cremes hidratantes, nutritivos e reconstrutores, e sempre podemos incrementar nossas máscaras para potencializar o efeito desejado.

Ao utilizar  o Cronograma Capilar (a partir de agora chamarei de CC) fazemos uso dessas 3 etapas: Hidratação (H) - como o nome já diz cede água aos nossos fios, Nutrição (N) - cede lipídeos (gordura) o que ajuda a manter a água dentro dos fios   e Reconstrução (R) - reposição de queratina, selagem dos fios.

Mas como separar  ou incrementar nossas máscaras??

Simples, para hidratação é importante cremes que contenham vitaminas - olhem a composição - ou podemos incrementa-los com bepantol líquido ou ampolas de vitaminas, como essas:



Existem ampolas de diversas marcas, tipos e preços,  o único jeito de saber qual é a melhor para o seu cabelo é ir testando.



Já para a nutrição é importante a presença ou utilização de óleos vegetais (NUNCA USEM ÓLEO MINERAL/PARAFINA!) no site sabão e glicerina vendem óleos vegetais puros de vários tipos e de excelente qualidade além de super em conta.

Os óleos vegetais podem ser de qualquer tipo,  inclusive aquele azeite de oliva extra virgem que você tem aí  em casa é super nutritivo.


E finalmente a Reconstrução, nessa etapa é importante a presença de queratinas e aminoácidos, que iram selar a cutícula dos nosso fios. (Para essa etapa não encontrei nenhuma foto legalzinha, me desculpem!!).

Agora que já sabemos como e para quê cada etapa funciona, vamos  ao cronograma em si:

Para realizar o cronograma, fazemos o uso de máscaras a cada dois dias, nas primeiras 3 semanas fazemos da seguinte maneira:

Primeira Semana: H, H, N 
Segunda Semana: H, N, N
Terceira Semana: H, N, R

A partir da quarta semana pode-se fazer: H, N, R direto.

É importante frizar que não devemos reconstruir um cabelo que não esteja previamente hidratado e nutrido, pois estaríamos selando um fio oco, o que resultaria em danos, por isso a importância das duas primeiras semanas sem reconstruções.

Outra dica importante é que meninas que fazem Progressiva com Queratina, devem usar cremes reconstrutores sem queratina, pois o excesso de queratina endurece o fio provocando quebras.

E a última dica de hoje é pra quem tem o cabelo fino, como o meu - sempre misture no seu creme de nutrição, além do óleo vegetal, uma colher se sopa de mel puro, isso engrossa os fios (testei e realmente funciona!!)

Se quiserem dicas de máscaras deixem recado nos comentários que logo eu faço um post sobre isso, ok??

Beijos mil 

=*** 




5 comentários:

Ninha Light disse...

Adorei a dica, amiga!
Eu tenho mechas loiras. e até um ano mais ou menos atrás, eu ainda fazia juntamente uma texturização (uma variante da escova definitiva). Imagina o estrago!
Agora ele já tá respirando... só faço as mechas... mas mesmo assim, todo cuidaod é pouco. Ainda mais agora que ele estará caindo em 3..2..1..
hahahahaha
Bjs, querida!

Ana Banana disse...

Oi querida, que dica ótima.Meus cabelinhos estão precisando.beijos

Por Paloma Coelho disse...

Adorei as dicas ... beijos

Unknown disse...

Adorei as dicas, principalmente porque tenho cabelo muito fino. Obrigada . Beijos

Suziane de Avila Burguêz disse...

Eu adorei as dicas, mas ensina aí como fazer cada etapa!
Mistura com creme? Faz no banho? Coloca toca térmica? Como é o procedimento em si?
Estou muito interessada.
Ah, adorei o comentário lá no meu blog :)
Bjuuuuuuuuus.